5 Melhores Aberturas de Séries - Parte 1
- Arthur Renan
- 17 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
(Todos da lista acompanharão o vídeo de sua abertura para provar nosso ponto)
1 - "Friends"

Um dos sitcom mais rentáveis da televisão mundial não podia está de fora dessa lista. Então abriremos com ele, o inesquecível "Friends". Criada em setembro de 1994, por David Crane e Marta Kauffman, "Friends" conta a rotina de quatro amigos enquanto amadurecem e criam laços.
A série lhe conquista logo de cara pela abertura totalmente dançante e empolgante. Mostrando a sintonia do grupo de atores na introdução do programa. Com uma popularidade absurda, ela fez bonito e até hoje é reverenciada por seus fãs.
Se duvida, assista a abertura abaixo e tente não se interessar pela obra:
2 - "Smallville"

A primeira série, de grande porte, a explorar a origem de um herói nas telonas. Dela surgiu várias outras, devido ao sucesso conseguido pela produção.
Lançada em outubro de 2001, a série acompanhava toda a adolescência até a maior idade do futuro Superman. Nela mostrou, com bastante liberdade artística, seus amigos, primeiros vilões, descoberta de poderes (com bastante lentidão, diga-se de passagem), medos, relutância a suas obrigações e a transformação no maior herói do universo DC Comics.
Criada por Alfred Gough e Miles Millar, ela foi exibida exibida até maio de 2011 conseguindo uma legião de fãs. Com uma música que simplesmente fica na cabeça, "Smallville" podia até não ser assistida, mas todos sabiam como era a abertura da série. Confira a seguir (boa sorte tentando tira-la da cabeça):
3 - "Game Of Thrones"

Tandan - Tandandantan - Tandandantan - Tandandantan - Tandandantan - Tandannnnnnnn
(Se você conhece essa abertura, aposto que já leu cantando)
A séria criada por David Benioff e D. B. Weiss, segue a história do livro "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martin, do qual conta a sangrenta batalha pela sucessão do trono de maior importância de todos os reinos.
A obra enfatiza os horrores de uma época medieval, contendo várias cenas polêmicas ao longo de sua trajetória. Contudo, o brilhantismo dessa história são as tramas e acontecimentos inesperados a todos os momentos. Se tem algo surpreendente (até a 5ª temporada, pelo menos) é esta série.
A série de maior orçamento mundial tinha de ter uma abertura a altura. Avaliada em pelo menos 1 milhões de dólares por episódio (claro, não era isso, mas já era cara), Game Of Thrones consiste numa mistura de notas muito singular em sua música introdutória.
Tendo sua primeira temporada estreada em abril de 2011, atualmente (2019) está em sua, mega aguardada, última temporada. Fiquem a seguir com a abertura bem inteligente, mostrando o mapa do reino, em forma de pequenos bloquinhos. Situando o público aonde os núcleos principais estão:
4 - Os Simpsons

Sem dúvidas uma das séries de maior longevidade da televisão mundial (engraçado ter Malhação no pário).
Tendo sua estreia como série televisiva em dezembro de 1989, a criação de Matt Groening encontra-se atualmente na sua 30ª temporada e já foi renovada para mais duas temporadas. Ou seja, mais duas temporadas de aberturar muito particulares. A criatividade impostas em suas aberturas são uma assinatura do programa.
Sempre surpreendendo a cada episódio, a animação da intro muda a CADA episódio. Cada um dele! Haja trabalho. As consagradas aberturas tem reconhecimento mundial e contam com sátiras muito engraçadas em cada uma a nível global. Tamanha é sua importância, que várias celebridade já cooperaram com elas em alguma instância.
A exemplo disto, temos o diretor Guilherme del Toro. Ele simplesmente dirigiu filmes como, "A Forma da Água", "O Labirinto do Fauno", "Círculo de Fogo", entre outro. Tal abertura foi uma abertura especial de Halloween, que você poderá assistir a seguir:
5 - Um Maluco no Pedaço

Sim, não tinha como terminar essa lista de outra forma. Praticamente um marco histórico, ao menos nas terras tupiniquim. Todos queria estar de olho no SBT às 12h da tarde, ou 13:45h para assistir tal série memorável.
A série fez tanto sucesso por aqui, que chegou ao ponto de sermos o único a exibi-la por um tempo. Tem noção disso? Nem Chaves conseguiu esse feito. De qualquer forma, a série acompanha um rapaz muito malandro vivendo na cúpula chique de Bel Air, bairro extremamente elitizado dos estados unidos.
Importante dizer que os acontecimentos iniciais da série são contatos na música de abertura. E isso é simplesmente maneiro. O rap feito pelo Will Smith, assim como seu personagem, são lembrados e referenciados até hoje de forma muito expressiva. Ao encontrar alguém com o boné de lado na cabeça ou ouvir "e ai, gatinha" irá lembrar da série AUTOMATICAMENTE (Sérgio Malandro que nada).
Achei a abertura com legendas no YouTube, veja como pequenas estrofes compõe todo o clima ambientado na série:
Commentaires